top of page

Aprenda a comprar Whey Protein

  • Foto do escritor: Adriana Lira Filbrick
    Adriana Lira Filbrick
  • 16 de ago. de 2022
  • 1 min de leitura

A composição de aminoácidos faz toda a diferença na qualidade do produto.


Whey protein é um suplemento composto por aminoácidos, principalmente. O objetivo do consumo é complementar a quantidade de proteína da dieta buscando aumento de massa magra, normalmente.


Existe uma lesgislação da ANVISA (IN 28/2018) com valores considerados adequados de aminoácidos essenciais (aqueles que não produzimos no nosso corpo).


Um trabalho recente avaliou 75 rótulos de whey em lojas físicas e virtuais e os resultados mostraram que apenas 9% dos produtos avaliados estavam dentro do padrão.

A legislação preconiza que os produtos devem conter no mínimo os seguintes valores de aminoácidos essenciais por grama de proteína em pó:


AMINOGRAMA


HISTIDINA: 15 mg/g

ISOLEUCINA: 30 mg/g

LEUCINA: 59 mg/g

LISINA: 45 mg/g

METIONINA: 15 mg/g

CISTEÍNA: 6 mg/g

METIONINA + CISTEÍNA: 22 mg/g

FENILALANINA + TIROSINA: 38 mg/g

TREONINA: 23 mg/g

TRIPTOFANO: 6 mg/g

VALINA: 39 mg/g


Ou seja, para avaliar o seu Whey, você deve multiplicar o valor acima pela porção em gramas do Whey e verificar se o valor do aminograma no rótulo é igual ou maior.


Exemplo:


Verificando a Leucina. O mínimo é 59 mg/g

A porção do seu Whey é 35g (verificar o rótulo).

59 x 35 = 2.065 mg


Verifique o aminograma no rótulo do Whey. O valor da Leucina deve ser igual ou maior que 2.065. Repita essa operação para todos os aminoácidos acima. Caso encontre discrepâncias, significa que a eficiência do Whey está comprometida.


Se passarmos a ser mais exigentes, como consumidores, podemos ajudar a aumentar a qualidade dos produtos oferecidos pela indústria. Não podemos aceitar investir caro em produtos com baixa eficácia, que não cumprem as legislações vigentes.

1 comentário


Binho RbSoft
Binho RbSoft
18 de abr. de 2024

Que maneiro! Fiz o teste em 3 produtos que gosto de usar, todos OK (que bom). 2 são whey mesmo, e o outro é caseína micelar. O artigo aqui aborda whey, então fiquei na dúvida se é aplicável, mas creio que sim. Depois vou fuçar a IN para ver se tem mais alguma informação.

Curtir

© 2021 por Adriana Lira Nutricionista.

bottom of page